Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Minha cabeça dói (no dia de hoje) e sobre a dispnéia suspirosa

Já se passaram dois meses e uma semana desde que voltei a trabalhar. Ainda estou cheia de coisas pendentes. Malu já teve febre, teve gripe e agora está com bronquilolite, que lhe dá uma tosse bem produtiva e feia. Mas graças a Deus está bem, apesar disso, dormindo e comendo direitinho. Com a gripe e o crescimento normal, deixou de ganhar peso (na verdade até perdeu um pouco), mas nada alarmante. Mas é aquela coisa, né, dá um certo aperto no coração quando eles adoecem e a gente vai trabalhar...
O bom de tudo é que ela está super bem na creche, feliz da vida quando chega, e gostando de todas as funcionárias que ficam com ela. Os irmãos ainda passam lá de vez em quando para falar com ela, que fica toda contente.
Eu estou escrevendo um artigo, mas minha velocidade não é a que eu desejaria. Mas tudo bem, estou me dando um tempo, a "reaclimatação" está um pouco mais lenta, mas eu chego lá.
O problema é que já tive alguns momentos de dispnéia suspirosa (DS), mal que me acompanha desde a época do Mestrado. É um sinal clássico do meu maior mal: ansiedade. 



Dispnéia suspirosa :
Consiste na presença de respirações profundas, esporádicas, em meio a um ritmo respiratório normal. Costuma aparecer em indivíduos com distúrbios psicológicos ( ansiedade) ou pela simples emoção.
(In http://portaldocoracao.uol.com.br/materias.php?c=sinais-e-sintomas&e=703


Foi o motivo de eu buscar um psicólogo, porque quando ficou exacerbada era insuportável de se lidar. O pior que no final a gente sempre sabe o que causa essa ansiedade toda, mas é tão difícil de se controlar...
Tem esse artigo (ver em www.fmrp.usp.br/revista/2004/vol37n3e4/2_dispneia.pdf ) que é uma revisão interessante, da onde tirei essa figura abaixo, sobre os mecanismos da dispnéia.





Fisiopatologia da dispnéia.


Também tem esse gráfico superinteressante:

É bem assim que eu me sinto...  Preciso voltar pra Yoga urgente...
E assim vou eu me distraindo e me instruindo...
Melhor voltar pro meu artigo que a hora do almoço já acabou faz tempo e assim minha DS vai piorar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário