Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

E o vencedor é...

E o fim da história desse concurso pode ser resumida nesse e-mail abaixo, que eu mandei pra dois professores colegas meus da UFBA. Nem preciso falar mais nada, só omiti os nomes das pessoas.
Esta é a UFBA.

E esta sou eu!



----- Mensagem encaminhada ---- De: Dra. Astria DFG Enviadas: Quinta-feira, 13 de Maio de 2010 16:17:08 Assunto: Concurso?
Caros (...),
Escrevo este longo e-mail pra vcs, indignada e envergonhada, como colega e membro ordinário da SBBq, que mais uma vez, não consigo nem acreditar no que é feito com a Bioquímica na UFBA, que ao meu ver, só tem vcs e alguns professores novos como pessoas competentes e honestas e todo um resto que pensa que a federal é uma forma "de ganhar dinheiro fácil, trabalhando pouco", como ouvi uma professora de lá dizer.
Creio que vcs já devem estar a par do resultado do concurso (!?!) de Bioquímica de vosso departamento. (...), dentista, mestre em CLÍNICA ODONTOLÓGICA, foi o candidato aprovado, quando não deveria ter tido sua inscrição sequer homologada, visto que o edital exigia "Pós-graduação stricto sensu em Bioquímica ou Áreas correlatas" e eu não vejo como Clínica Odontológica seja "área correlata".
Creio que vcs lendo o curriculo lattes desse candidato não poderiam entender como ele seria PRIMEIRO lugar, estando na frente de pelo menos 3 doutores, sendo dois provenientes do doutorado em Química Biológica do Instituto de Bioquímica Média da UFRJ (conceito 7 na CAPES) e uma do doutorado em Biotecnologia da Fiocruz-BA (conceito 6 na CAPES), essas sim áreas correlatas a do concurso.
Acho que vcs deveriam ficar mais confusos ainda ao saber que o candidato aprovado possui 10 artigos, mas que no entanto, são 10 artigos de revistas que nem aparecem em citações do ISI, Scopus ou Scielo, pois que ao abrir o Lattes nenhuma delas aparece, e que no Qualis da CAPES não estão cadastradas (ver Acta Odontológica LatinoamericanaRevista de Ciências Médicas e Biológicas e  ou são Qualis B3, B4, B5 e C em ODONTO (Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, Revista Odonto Ciência , Revista da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro, Santo Amaro ), mas são três Qualis C em Ciências Biológicas e a terceira nem é classificada, comitê do qual faz parte a Bioquímica, como vcs bem sabem. 
A situação fica ainda pior quando se olha o lattes dos doutores classificados abaixo do candidato aprovado (e inclua-se aí uma doutoranda da Fiocruz excelente que tb participou) e vê-se que possuem MENOS artigos em quantidade, e no meu caso, por exemplo, publicados há mais tempo (entre 2000 e 2008), porém em revista como PNAS (indice de impacto 9,38), JBC (5,52) e JMB  (4,146). No caso dos outros candidatos doutores,(...) e (...), seus artigos estão em revistas com índice de impacto entre 2 e 2,5 ((...)) e 1,7 e 4,1 ((...)). Interessante notar também que esses dois candidatos, assim como eu, tem pós-doutorado na área, sendo que eles dois ainda o fizeram no exterior (EUA e Espanha, respectivamente).
Mas o interessante mesmo é perceber que isso tudo não representa NADA... Que mais uma vez vemos que é tudo um jogo político FEIO e ESCANCARADO, onde o "concurso" é conduzido por uma "banca competente e idônea, composta somente por membros fora da UFBA", que quer nos fazer crer que todos nós, que não o primeiro lugar, somos tão incompetentes, que mesmo que essa formação tão direcionada para área não somos aptos a dar aulas no departamento de Biofunção da UFBA.
Não vale espernear agora e dizer que NÃO TIVEMOS ACESSO AO BAREMA, e que as aulas foram GRAVADAS, mas só a banca e uns dois amigos ouviram algumas aulas. Eu ainda não tenho as notas finais comigo, mas sei que por exemplo, tirei nota 7 e alguma coisa na prova didática, enquanto nosso amigo tirou 9 e pouco. 
Eu sei de minha competência, mas peço-lhes encarecidamente que OUÇAM AS TODAS AS AULAS GRAVADAS, que são de domínio público, pois quero que VOCÊS tenham certeza de que eu não mereci essa nota, assim como ele não mereceu a dele, nem os outros candidatos.Quero que VCS me digam que realmente nós doutores erramos, e aonde erramos, de forma tão drástica, que um mestre FORA DA ÁREA se saiu tão melhor do que nós.
Não digo que eu deveria ter sido o primeiro lugar, mas não aceito de forma alguma que (...), com quem eu dei aula junto durante 3 anos na FTC,dividindo disciplina, e a quem ENSINEI muito, passando assunto que ele nunca havia visto na vida, pois não ser a área dele, seja melhor do que eu e os outros doutores, e até a doutorando, que ficaram pra trás dele.
Antes do concurso eu JÁ HAVIA SIDO AVISADA que  VAGA ERA DELE, mas não quis acreditar que as coisas continuassem dessa forma na UFBA, pois vi o que (.....) passou nos dois concursos que prestou no Departamento e não pude acreditar que depois de tanto escândalo algumas pessoas continuassem a agir dessa forma tão descarada, pois não encontro outro termo para definir o que vem acontecendo lá.
Envio esse e-mail com cópia para minha ex-orientadora, presidente do SBBq, pois acho o fim da picada o resto do Brasil não saber o que acontece por aqui. Estamos todos muito tempo calados, encarando que "as coisas são sempre assim sempre foram desse jeito" e não quero mais me conformar nem baixar a cabeça.
Vcs dois são pessoas de minha total admiração agora e sempre por conseguir sobreviver a isso tudo e espero que entendam a minha indignação.
Como espírita, só posso dizer uma coisa a mais: não há mal que sempre perdure e Deus tudo vê. Não há injustiça nesse mundo e para tudo há um propósito. Acho que meu propósito agora não é nem entrar nesse departamento; mas é mostrar o que acontece lá dentro para que outros saibam e juntos mudemos algo, pois do jeito que está não pode ser.
Desculpem o desabafo amargo e longo, mas achei que vcs deviam saber mais detalhes da coisa, pois sei que já propositadamente excluem vcs de algumas coisas por lá. Pior do que não entrar, é ser desmerecida pra justificar a entrada de alguém que "já está lá dentro". 

De uma membro bem ordinária, que de tão ordinária não é nem capaz de entrar no ICS,

Um beijo

Astria

2 comentários:

  1. Astria, o que você passou e teve coragem de dizer, infelizmente se repete por todo o Brasil. Algumas pessoas se adonaram das instituições, claro que não conheço a realidade da UFBA, mas conheço a de muitas outras. Passar o Brasil a limpo começa por desmontar quadrilhas, onde elas deveriam ser combatidas na essência. Reclamar do Sarney, do José Dirceu, do Delúbio, do Marcos Valério é fácil, difícil é distanciar-se deles. Pessoas assim, são assim, porque estão amparadas por toda uma sociedade podre que senta em cima do próprio rabo e passa a vida a falar do rabo alheio.
    Nailor Marques Jr, professor e escritor no Paraná, autor de A Lei de Zeca & outras leis.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Astria... Te admiro mais hoje, depois de ler este depoimento.

    Bonita a demonstração do seu bom caráter e respeito ao ensino e a responsabilidade que isto representa.

    Boca no mundo!!!!! Vocês não têm como solicitar auditoria do concurso, não?

    Se as provas/acertos é que definem a vaga não tem o que questionar, exijam averiguação de quem acertou mais.

    Patrícia

    ResponderExcluir