Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mais Hebbel!

Fuçando na internet achei os "Diários" de Hebbel. Fiquei muito curiosa, mas infelizmente, só encontrei os textos em alemão. Por sorte fiz minha pós-graduação na Bioquímica Médica da UFRJ e lá temos contato com muitos estudantes estrangeiros. 

Pelo Facebook contactei com Matthias, meu colega alemão, e pedi a ele a tradução de um trecho, que parecia interessante já traduzido toscamente pelo Google, a que ele me respondeu e traduziu:

" 
Oi Astria,



tudo bem?


Acredito que o Google Translator não conseguiu dar conta desse texto, é alemão meio antiquado e bastante enrolado! Eu traduzo assim:



"A reverência que cada ser humano sente perante cada outro ser humano e que o faz valorizar cada julgamento do outro, seja valorizando muito ou pouco, é efeito da religiosidade mais pura, e é a melhor prova de que há um senso comum, pelo qual nos sentimos todos nós como membros de um grande organismo contínuo, o organismo da humanidade."

De quem é isso?

Abs,


Matthias"

Aliás, vamos combinar, o português dele dá de 10 a zero em muito brasileiro por aí! Dá-lhe, Matthias!

E, internet, hoje em dia, é tudo! Valha-me Deus, que eu não tinha razão? (ver minha postagem sobre as TVs e internet, de abril desse ano).


E adorei o trecho, vou ficar fã!



2 comentários:

  1. Esse cara é bom!
    Bem, mas se você olhar a página da Alemanha na Wiki, você vai ver porque só é possível filosofar em alemão: Gottfried Leibniz, Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Karl Marx, Friedrich Engels, Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche...
    Se é assim, física, matemática e engenharia também devem ser feitas em alemão? Hermann von Helmholtz, Gabriel Daniel Fahrenheit, Carl Friedrich Gauss, Bernhard Riemann, Georg Cantor, Hans Geiger, Wernher von Braun, Ferdinand von Zeppelin, Rudolf Diesel, Karl Benz, Ferdinand Porsche, Robert Bosch, Alfred Krupp, Ernst Werner von Siemens. HAHAHAH E na música! Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Richard Wagner HAAHAHAHAHAAA. Ainda bem que tem o Scorpions pra contrabalancear!

    ResponderExcluir
  2. Bom, na filosofia tem os gregos, né? Além dee Voltaire, Abade de Saint-Pierre, J.S. Mill, et cetera. Na física tem o Newton. Na música você esqueceu de citar o Accept, o Eintürzende Neubauten, Xmal Deutschland, Die Toten Rose, Rammstein, etc. Música erudita tem vários russos e franceses, além do Villa-Lobos e carlos Gomes.
    Os alemães realmente colocam tudo a perder com a Nina Hagen e os Scorpions {pelo menos eles se aposentaram (¨,) }

    ResponderExcluir