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terça-feira, 8 de junho de 2010

De como a Barbie afetou os hormônios de uma geração.

Vamos combinar: o que é a Barbie? 

O "modelo" de milhões de meninas há muitos anos, cujo campanha na TV diz "E viva o rosa!". Depois não sabem porque eu o-de-io rosa! É surreal, tem até um site de "viva o rosa"...


Pois bem, vejam qual o motivo da minha indignação. Posso (e vou mais tarde) fazer uma lista, mas antes quero que se faça uma reflexão em cima de uma fato que venho observando ocorrer com freqüência e que algumas pessoas já começaram a perceber a mesma coisa: meninas MUITO novas (de seis a nove anos de idade) vem entrando na puberdade, de forma muito precoce. Ganho de pêlos, mamas, odores (cecêzinho, dizem as mães), coisas que só deveriam começar a ocorrer a partir dos 11 anos (ainda cedo)...
Eu, pessoalmente, conheço dois casos recentes assim: ambas as meninas começaram com SETE anos de idade a apresentar características de puberdade precoce e seus pais levaram-nas aos pediatras, que por sua vez receitaram hormônios para retardar esse processo. Surreal? Não, é real mesmo!
A que se deve isso? Coincidência? Alimentação? Genética? As possibilidades são muitas, nenhum médico se arrisca a ser categórico em um diagnóstico, mas algumas hipóteses têm sido levantadas. De minha parte quero ressaltar o slogan da Barbie (o outro), em letras garrafais:

BARBIE: TUDO O QUE VOCÊ QUER SER!

Ser o quê exatamente? Eu sei de pelo menos umas dez coisas que eles pregam que queremos ser. Vamos lá:

1- Adulta
2- Branca
3- Loira
4- Magra
5- Com olhos azuis
6- Bonita
7- Peituda
8- Rica
9- Vazia
10-Fútil

As meninas que não se enquadrarem nessas características não são dignas desse mundo!
Aliás, não deviam nem existir...
Bem, ironias à parte, não será esse um dos fatores da aceleração da puberdade e, por conseguinte, da sexualidade infantil das meninas? Sabemos que o centro das emoções é o cérebro e que uma das formas de controle do corpo é através da ação hormonal...
Entendem onde quero chegar?
Acho CRIMINOSO o que tem sido feito às nossas meninas e acho um ABSURDO tão poucos perceberem e se indignarem com isso.
Fiat lux! E que se debata isso e que se faça luz sobre esse assunto tão perigoso! Divulguem essa mensagem. Como tem sido feita na Inglaterra, com a campanha de algumas mães indignadas, "Pink stinks", ou em bom português,

ROSA FEDE!

12 comentários:

  1. Pró, to seguindo seu blog, achei super interessante, pois tenho uma irmã de 10 anos e ela se enquadra perfeitamente na descrição da "menina rosa"...

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  2. Discordo. Na sua avaliação a uma distorção temporal. Se você fizer um levantamento das vendas da Barbie, ao longo dos últimos 30 anos verá que esta boneca pode ter afetado a nossa geração, mas não acredito que ainda influencie a nova geração. Creio que o que vocês chamam de "menina rosa" de puberdade precoce é fruto de: acesso fácil de informações não úteis à idade delas e que despertam a sexualidade; de uma alimentação que cada dia mas se distancia do "natural" e que é gerada através de um ciclo de maturação induzido e cada vez mais curto que desregula os hormônios; do valor que a sociedade atribui ao belo e a moda. Coitada da Barbie... Talvez ela seja responsável por outro comportamento que ganha respeito e tamanho a cada dia, com movimentos e lutas. Ainda se atribui às mães a grande responsabilidade pela formação dos filhos e quantas delas amaram a Barbie - boneca mulher? (KKKKK)

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  3. Mais um detalhe:

    1- Adulta - Toda criança sonha em ser grande e depois que se torna adulto quer ser criança...
    2- Branca - Existem Barbies de todas as raças, representando vários países, não necessariamente é branca!
    3- Loira - Idem ao 2.
    4- Magra - Sempre... E não vejo mal nisto - não há nada errado no belo, no saudável, no que agrada os olhos.
    5- Com olhos azuis - idem ao 2.
    6- Bonita - idem ao 4.
    7- Peituda - idem ao 4.
    8- Rica - quem não desejaria ser rico - ou ter mais dinheiro?
    9- Vazia - Esta é uma característica atribuída por você, pois a Barbie é tudo que você quer ser... médica, veterinária, professora, dona de boutique, etc. Não vi a Barbie doutora, mas se você quiser pode ser também...
    10-Fúti - Idem ao 9.

    Beijo. Boa noite...

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  4. Querida moça, prima, Astria, tenho q defender o rosa: a cor não tem nada a ver com isso, ela é, aliás, muito importante em cromoterapia (o rosa-bebê, não o pink), e é a cor q alguns de nós vemos quando há muito amor fraterno 'nas dimensões próximas a nós'. Quanto a Barbie, ela vende menos hj em dia, mas ainda há um grande apelo por ela, só que com tantas 'customizações', que ela não é a mesma dos nossos tempos de infância. Acho q o 1º comentário do sr. seu marido foi ainda mais pertinenteq o 2º - no que se refere aos hormônios.

    Legal que esse 'post' tá rendendo (",)
    BJs
    p.s.1: a Barbie, se fosse de carne e osso - e atualizada -, seria como a Paris Hilton (q vc acha, Vítor?)

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  5. Respondendo ao comentário 3:

    1- Adulta - Só é problema pq é antecipar demais as coisas...
    2- Branca - Realmente hoje em dia fabricam Barbies de todas as raças, mas o modelo básico e o mais vendido é da branca loira!
    4- Magra - Não há mal em ser magra saudável, mas o corpo da Barbie é desproporcional, ao ponto de várias atrizes removerem uma ou mais costelas pra poder ficar com esse visual, que é impossível de ser atingido. E quanto a ser bonito ou não é uma questão de moda e local: no Afeganistão e na maioria dos países árabes bonito é ser ROLIÇA, mulheres como Gisele Bundchen e Angelina Jolie são consideradas verdadeiramente feias...
    5, 6 e 7- Nada contra quem apresenta essas características, o único problema é isso ser vendido como O IDEAL de beleza, o que quer dizer que quem não se enquadra nessas caracteristicas é feio, ou no mínimo, não-bonito.
    8- Rica - Como nos itens anteriores, nada contra ser, mas e quem não é, deve ser infeliz por isso?
    9 e 10- Vazia e fútil - Estas são características atribuída pela Barbie original, que tinha como brinquedos complementares salão de beleza, piscina, roupas de festa, etc. O que vc citou foi uma modernização, praticamente imposta pelos movimentos feministas anti-Barbie, que reclamavam justamente dessas questões que estamos discutindo. Os empresários não são burros e adaptam seus produtos de acordo com as necessidades do mercado em cada época e hoje, n mundo Ocidental, aumentou absurdamente o número de mulheres que trabalham e portanto, se a Barbie é um modelo da mulher, tem que ter hoje em dia a Barbie médica, veterinária, etc.

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  6. E responde ao Oph:
    1-Sim, vc tem razão, não é a cor em si que é o problema, mas é o significado que é hoje atribuído a ela, principalmente por causa da Barbie...
    2- Sim, tb acho que a Paris Hilton é a cara, corpo e alma da Barbie. Falou e disse tudo!

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  7. Meus caros. Estes comentários não são meus!

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  8. Aliás, já que meu nome caiu na roda, minha REAL opinião:
    1.Toda criança sonha em ser grande mas não deve ser estimulada a isso. Faz parte da formação da psique da criança passar por todas as etapas nos tempos adequados. Neste caso em especial, infelizmente se estimula às crianças a crescerem nas coisa "legais" e que por isso mesmo não desenvolvem a responsabilidade e a estabilidade de uma adulto. Ou seja, uma perna cresce e a outra fica cambeta.
    2. As Barbies de todas as raças foram produzidas exatamente para driblar a crítica em relação ao apelo etnofóbico da Barbie. O problema não está em ser branca mas em tratar isso como "tudo o que você quer ser".
    3,4 e 5. Idem ao 2, substituindo branca por loira, magra e com olhos azuis. No caso de magra ainda há um agravante: magreza não é sinal de boa saúde, pelo contrário. O padrão atual de magreza - no qual a Barbie se encaixa - tem estimulado o crescimento de distúrbios alimentares entre as crianças e adolescente.
    6. Bonita não é igual a branca, loira, ou magra.
    7. Peitão não significa bonito para todos. Na verdade, o silicone é mais um cinto de castidade que as feministas "modernas" vestem sem se dar conta da sua própria situação social e humana.
    8. Acredito que existam pessoas que não só não desejam ser ricos como não pautam suas atitudes e seu trabalho na aquisição de dinheiro. Digo isso pois posso afirmar sem medo de errar que sou uma delas. Ainda assim, mesmo não sendo uma questão de opinião, estimular o pensamento de "vale tudo por dinheiro" é, no mínimo, pernicioso.
    9. As profissões modernas da Barbie também são uma forma da empresa desviar-se das críticas de que Barbie é fútil. As primeiras Barbies que tentaram fugir desse estigma eram donas de casa e enfermeira. Hoje a pressão da sociedade igualitária fez a empresa criar outras, inclusive médica, advogada e presidente dos EUAN para melhorar sua imagem com os consumidores.
    10. Idem ao 9.
    Pensemos bem, o Bigmac passou a ser saudável porque o McDonalds começou a vender salada em seus restaurantes?

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  9. KKKKK - Me descupem.... Os comentários são meus: Patrícia Moreau - mania dos "Moreaus", todos são conhecidos e se denominam "Moreau".

    Concordo em relação as adaptações mercadológicas, mas discordo do comentário "9" de Hugo, não foi por causa de críticas: tinha que ser... A mulher mudou, deixou de ter uma vida "fútil" - apenas: ficar em casa, cuidar das crianças, frequentar salões, fazer compras. A mulher ganhou o mercado de trabalho. Logo, a boneca tinha que mudar também, afinal foi criada em 1936. A boneca acompanhou a sociedade.

    O mercado também ditou o padrão de beleza: a boneca surgiu em Nova York, onde o padrão de belo é o da Barbie: loira de olhos azuis e peituda. Associar a boneca a ditadura da beleza das top models - concordo plenamente, ditadura da magreza e do que é a beleza. A Barbie, a moda e os estilistas estão interligados totalmente.

    A ditadura da moda que impõe a magreza não foi derivada da Barbie, ao contrário: a Barbie "obedeceu" esta ditadura, que está na capa de qualquer revista (com as correções de fotosohop). Coco Chanel é que é responsável por isso. Não a Barbie...

    Os meus argumentos são colocados, pois discordo que se atribua o desenvolvimento precoce de crianças a esta boneca. As crianças estão precoces (meninas e MENINOS - que não brincam de Barbie). E como expus, isto se deve a outros fatores: a alimentação: um pinto se torna frango em apenas 40 dias. Na década de 30 eram necessários 102 dias. Os médicos recomendam as meninas evitarem comer frango de granja, pois pode desencadeiar pêlos, aumento de seios e etc.

    Em relação as vendas da Barbie - as meninas não ligam muito para bonecas hoje em dia, preferem os jogos on-line, Wii, PSP, estojos de maquiagem e acessórios.

    Na televião, às 21:00 hs - é transmitido um programa que trata do sexo nos dias atuais. Crianças de cinco anos podem obter esta informação. Na Internet nem se fala. Se ligar o rádio vai ouvir um funk ou um pagode indutores das maiores baixarias e os cantores e dançarinos se tornam ídolos destas crianças. E a BARBIE com isso?

    Huguinho: em relação ao comentário: "vale tudo por dinheiro" - em momento algum coloquei que vale tudo por dinheiro, mas que gostariam de ter mais dinheiro. Não vejo este vale tudo na Barbie....

    O que achei divertido foi acharem que Hugo iria defender a Barbie... Brinquei muito com esta boneca - tenho que defendê-la.

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  10. O rosa: catei isto na Internet: "A cor-de-rosa geralmente é uma das cores que as mulheres mais procuram entre roupas, e está culturalmente relacionada ao elemento feminino. A razão desta simbologia provém, da antiguidade, atribuída à cor rosada dos lábios carnudos, seios e partes íntimas (ver simbologia da rosa) de uma mulher no ideal clássico." - Origem: Wikipédia.

    O rosa já foi muito ligado à mulher. Homens não usavam rosa. Hoje as meninas já nascem com enxoval: lilás, azul, etc. Os homens vão ao trabalho com a camisa rosa, a gravata rosa...

    Se o mundo é das mulheres também, porque o rosa seria somente delas?

    Porque o rosa fede?

    Patrícia Moreau

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  11. Mais... A mulher está muito sobrecarregada... Algumas são unicamente responsáveis pelo sustento da casa,ou ganham mais que seus maridos....

    Este excesso de responsabilidades podem resgatar a necessidade da mulher pelo seu vinculo com o "rosa" e a sua simbologia. O despertar da saudade de ser apenas o sexo frágil e dependente. Menos preocupações e responsabilidades, mais tempo para si e para a familia. Menos culpa.

    Patrícia

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  12. A crítica deve ser feita em relação a postura das pessoas que atribuiriam à Barbie esse significado fútil.É apenas uma boneca que ajuda no sonho das meninas novinhas serem mais velhas por alguns segundo durante a brincadeira.A questão hormonal não está ligada a Barbie e muito menos a cor rosa que é linda(a meu ver, é claro) e é o símbolo feminino independente do tipo e do gosto da mulher.

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