Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

"A alegria torna o homem sociável, a dor individualiza-o." - Christian Hebbel

Meu primo Henrique botou essa frase em um dos milhares de microblogs que ele escreve. Achei a minha cara. Mas não sei quem é esse Hebbel. Nem sei se essa frase é dele mesmo. Vou pro Google. Achei essa foto na Wikipedia em inglês.
No site "NetSaber" (http://www.netsaber.com.br/), tem essa mini-biografia.

"Christian Friedrich Hebbel
(Teatrólogo e poeta germânico )
1813 - 1863



Teatrólogo e poeta germânico nascido em Wesselburen, Alemanha, que influenciado pela filosofia idealista, produziu um teatro de grande profundidade psicológica em oposição às vibrantes tramas românticas, tão ao gosto de sua época. De uma família humilde, seus primeiros poemas saíram em uma revista de Hamburgo, cuja proprietária, Amalie Schoppe, o ajudou a cursar a universidade. Outra mulher, a costureira Elise Lensing, foi sua companheira e deu-lhe apoio decisivo em seus primeiros e difíceis anos de escritor, quando escreveu seus Tagebücher (1885-1887). Depois estudou direito, literatura, história e filosofia.em Munique e Heidelberg, especialmente a doutrina idealista de Georg Wilhelm Hegel (1770-1831), que influenciou toda sua obra. Estreou com sua peça Judith, em Berlim e Hamburgo (1840) e logo ganhou fama. No ano seguinte, terminou o drama poético e não menos notório, Genoveva. Depois de uma temporada em Paris e Itália, escreveu Maria Magdalena (1843), considerada a primeira tragédia burguesa do século XIX. Posteriormente ainda se destacaram Herodes und Mariamne (1850) e Die Nibelungen Trilogie (1862), sobre o conflito entre o paganismo e o cristianismo. Ainda destacou-se com a tragédia Agnes Bernauer (1852) e com o drama social Gyges und sein Ring (1854) e morreu em Viena."



E assim, graças aos novos meios de comunicação mega-rápidos da nossa geração eu passei de totalmente ignorante a ligeira conhecedora de Hebbel. Já posso até tirar onda!
Mas ainda permaneceu a dúvida: como saber se a tal frase acima é dele mesmo? Tem um monte de sites que são só de "citações", mas quando vc olha tem as coisas mais surreais possíveis, tipo, Carlos Drummond de Andrade falando do seu problema com o computador (?!?!?!?) dele, Mao-Tse-Tung defendendo o capitalismo e Gandhi incitando o povo a pegar em armas e tomar as terras dos latifundiários!


Voltando ao Hebbel, na Wikipedia em português tudo que tinha era:


"Christian Friedrich Hebbel, (18 de março de 1813, em WesselburenDithmarschenAlemanha13 de dezembro de1863, em VienaÁustria), poeta alemão."


e essa foto aqui, 


que é a mesma do artigo da Wikipedia em alemão e , cá pra nós, tá bem mais condescendente com a "beleza" do Hebbel do que aquela lá de cima.
Como o artigo em alemão era o mais completo, e meu alemão se resume hoje ao "Wie heisen Sie?", resolvi usar o Tradutor do Google pro texto inteiro, à semelhança do que fazem nossos alunos nos trabalhos da faculdade. Para minha surpresa, dá pra entender muita coisa. O mais legal de tudo foi descobrir que o Hebbel tinha um... BLOG! Pois é, na verdade chamam de "Diários de Hebbel", porque eram anotações dele, mas vc lendo hoje, arrumadinho na internet, você vê que nada mais é do que um conjunto de pensamentos e frases, umas maiores, outros menores, umas vezes Twitter, outras vezes Facebook, outras blog mesmo. E provavelmente a tal da frase saiu daí mesmo, mas pra confirmar eu ia ter que ter muito trabalho agora.
Mais uma vez, sou obrigada a enaltecer essa ferramenta maravilhosa que é a internet.
Veracidade a parte, é, de qualquer forma, uma boa frase, não é?
E como eu disse, tem tudo a ver comigo! Eu sou alegre, pois gosto de ser sociável. E viva a frase de Hebbel!

Um comentário: